Existem muitas definições para esta palavra, mas para simplificar, vamos direto ao ponto. Coaching é um processo que aumenta os resultados positivos de indivíduos, times e empresas, por meio do uso de técnicas e ferramentas.
A prática está fundamentada em estudos de diversas áreas que comprovam sua eficiência em melhorar a performance em qualquer âmbito desejado. Entre as bases científicas do coaching estão a Psi- cologia Cognitiva, a Psicologia Comportamental, a Psicologia Positiva, as Ciências Organizacionais e a Neurociência, além de conceitos da Filosofia, da Educação e de Administração (negócios, processos e liderança).
A finalidade fundamental do coaching é atingir uma meta ou objetivo e, para isso, um profissional habilitado (o coach) conduz o cliente (o coachee) a buscar novas compreensões e alternativas para alcan- çar seus maiores desejos, baseando-se em um processo estruturado com início, meio e fim. Essa parceria é calcada em muito diálogo e uma relação de confiança entre o coach e o coachee.
De que forma isso acontece? Durante o processo de coaching aprende-se pela ação. Que ação? Experiências de fato + autoconsciência. Esse é o diferencial das técnicas de coaching. Ao invés de apenas pensar sobre nossos comportamentos (ou projetá-los sobre os outros), o cliente descobre que é capaz de moldá-los, que tem força de criar novos hábitos e de romper as barreiras da procrastinação e da lamentação – ou do fazer ilusório.
Cabe ao coach (o profissional):
• Fornecer conhecimento.
• Apoiar.
• Não julgar.
• Manter sigilo.
• Ser confiável.
• Ter comprometimento.
• Reunir as competências ideais para atuar.
• Agir com responsabilidade.
E cabe ao coachee (o cliente):
• Ter disposição para a mudança.
• Demonstrar responsabilidade.
• Comprometer-se genuinamente com o processo de coaching.
Fonte: Sociedade Brasileira de Coaching